Converse com um Advogado ou Advogada

Rescisão trabalhista a pedido do funcionário

JuliaAFA
Texto por Júlia Bonifácio

A rescisão trabalhista é o término de um vínculo empregatício, na qual se encerra a relação trabalhista. A iniciativa de rescisão pode partir tanto do empregador como do empregado.

Quando a rescisão parte do empregado, a empresa fica responsável pelo pagamento das verbas rescisórias, que são valores que o trabalhador tem direito a receber quando seu contrato de trabalho termina. Além disso, o pagamento deve ser feito até 10 dias após a rescisão, ou pode reincidir numa multa que deve ser paga ao trabalhador no valor do seu salário base.

rescisão trabalhista

Ademais, além das verbas rescisórias, o trabalhador que escolhe sair da empresa tem direito ao salário do mês proporcional aos dias trabalhados durante o mês em que ele será desligado, 13º salário proporcional, férias vencidas e férias proporcionais. Ao pedir demissão, o funcionário deverá cumprir o período de aviso-prévio de 30 dias. Caso decida sair de imediato, a empresa pode descontar da rescisão os valores referentes a esse período, como se o trabalhador tivesse faltado em dias de expediente comum. Além disso, quando o empregado tem mais de um ano na mesma empresa, pode haver um acréscimo de 3 dias por ano de trabalho, limitado a um máximo de 30 dias.

Vale ressaltar que o aviso prévio é obrigatório, já que é um direito trabalhista previsto em lei. O qual deve ser colocado em prática nos casos de desligamento de funcionários que se aplicam às regras de tempo, indenização ou dispensa. O aviso prévio indenizado ocorre na chamada demissão sem justa causa, quando a empresa decide desligar o funcionário imediatamente, sem necessidade de cumprir o período de 30 dias. No caso da demissão a pedido do funcionário, na qual ele deseja sair de imediato, a empresa pode descontar da rescisão os valores referentes a esse período, como se o trabalhador tivesse faltado em dias de expediente comum.

Além dos direitos, existem também as perdas ao pedir demissão. Sendo assim, o empregado que informa o desligamento da empresa perde o direito ao saque e multa do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e ao seguro-desemprego).

ESTEJA SEMPRE ATUALIZADO
Siga nosso trabalho também nas Redes Sociais
Onde nos encontrar
Avenida Gabriel Henrique de Araújo
Quadra 9, Lote 45 - Res. Goiania
Viva, Goiânia - GO, 74484-420
Horário de atendimento
Segunda-feira a sexta-feira
no horário das 8h as 18h.
Sábado no horário das 8h as 11h.
DESCUBRA O QUE NOSSOS CLIENTES
TÊM A DIZER SOBRE NOSSOS SERVIÇOS

Nós somos reconhecidos pela prestação de serviços jurídicos excepcionais. Confira o que eles dizem sobre nós:

Dácio Anacleto

A equipe do escritório Almir Fernandes Advocacia foi eficaz, e com um serviço de qualidade, me auxiliou a restabelecer a Justiça, prestando todo o suporte necessário

Werner Vitorino

Sempre muito prestativo, o Dr. Almir e sua equipe prestaram um serviço de excelência, acompanhando meu processo e utilizando os melhores argumentos jurídicos, fazendo com que eu conseguisse resolver meu problema.

Gabriel Alves

Quando precisei de um suporte jurídico em um caso de urgência, consegui solução para o meu caso em poucos dias, com o trabalho do escritório Almir Fernandes Advocacia.

Entre em contato com um profissional especializado.
E tenha a certeza de estar conversando com um profissional altamente qualificado, que irá entender suas necessidades e oferecer a melhor solução jurídica para o seu caso.