Converse com um Advogado ou Advogada

Abandono afetivo

Texto por Thamyres Antônia
Texto por Thamyres Antônia

A legislação brasileira elenca deveres que devem ser cumpridos no âmbito familiar. Se forem negligenciados é possível requerer um pedido de reparação civil. De forma mais específica, um exemplo recorrente é o abandono afetivo, uma vez que muitos responsáveis acreditam que o dever legal se baseia apenas no pagamento da pensão, mas esquecem da sua responsabilidade civil no quesito dever de cuidado na criação dos filhos, podendo ser responsabilizados juridicamente.

   Mediante a Constituição Federal, aos pais são atribuídos deveres de cuidado, criação e convivência de seus filhos, além de garantir a proteção a fatores externos. O exposto não obriga necessariamente o afeto, mas assegura o direito do filho em ser cuidado. O abandono afetivo fica explícito quando o responsável não aceita o filho e demonstra desprezo em relação a ele.

   Ao decidir buscar seus direitos juridicamente, há alguns requisitos que devem ser comprovados perante o juiz, incluindo a existência da relação parental, a demonstração do abandono, que pode ser evidenciado por meio de comunicações, testemunhas e documentos financeiros que justifiquem a negligência do genitor ou genitora em relação aos seus deveres. Por último, é necessário comprovar os danos causados, seja por meio de laudos médicos ou, posteriormente, através de perícia.

    Inegavelmente, a ausência de um genitor em relação a criação do filho causa danos psicológicos significativos e, portanto, deve-se responsabilizá-lo civilmente, uma vez que dar atenção, cuidado e ter responsabilidade é uma obrigação e não uma escolha. A partir do descumprimento dessa obrigação, é preciso reparar um dano moral a criança ou adolescente que sentiu a ausência paterna e/ou materna.

   Por fim, o abandono afetivo é uma questão jurídica que pode ser alegada quando um genitor não cumpre suas obrigações emocionais e de cuidado com o filho. Diante disso, ao deparar-se com determinada situação, se o filho for menor de idade, o responsável deve procurar auxílio de um advogado para entender melhor seus direitos e as suas opções legais. E no caso de ser maior de idade, ele mesmo pode procurar assistência para entender seus direitos.

ESTEJA SEMPRE ATUALIZADO
Siga nosso trabalho também nas Redes Sociais
Onde nos encontrar
Avenida Gabriel Henrique de Araújo
Quadra 9, Lote 45 - Res. Goiania
Viva, Goiânia - GO, 74484-420
Horário de atendimento
Segunda-feira a sexta-feira
no horário das 8h as 18h.
Sábado no horário das 8h as 11h.
DESCUBRA O QUE NOSSOS CLIENTES
TÊM A DIZER SOBRE NOSSOS SERVIÇOS

Nós somos reconhecidos pela prestação de serviços jurídicos excepcionais. Confira o que eles dizem sobre nós:

Dácio Anacleto

A equipe do escritório Almir Fernandes Advocacia foi eficaz, e com um serviço de qualidade, me auxiliou a restabelecer a Justiça, prestando todo o suporte necessário

Werner Vitorino

Sempre muito prestativo, o Dr. Almir e sua equipe prestaram um serviço de excelência, acompanhando meu processo e utilizando os melhores argumentos jurídicos, fazendo com que eu conseguisse resolver meu problema.

Gabriel Alves

Quando precisei de um suporte jurídico em um caso de urgência, consegui solução para o meu caso em poucos dias, com o trabalho do escritório Almir Fernandes Advocacia.

Entre em contato com um profissional especializado.
E tenha a certeza de estar conversando com um profissional altamente qualificado, que irá entender suas necessidades e oferecer a melhor solução jurídica para o seu caso.