Converse com um Advogado ou Advogada

Entenda o que é o Contrato de Compra e Venda

Vitória Lira
Texto por Vitória Lira

O que é o Contrato de Promessa de Compra e Venda?

É um instrumento utilizado dentro das relações jurídicas. Basicamente, é um contrato em que o vendedor promete vender e o comprador promete comprar um bem, geralmente um imóvel, em uma data futura e com condições previamente estabelecidas. Nesse contrato, o bem não é imediatamente transferido, é um compromisso que as partes se comprometem.

A promessa de compra e venda está prevista no Código Civil, principalmente nos artigos 1.417 e 1.418 do Código Civil.

Art. 1.417. Mediante promessa de compra e venda, em que se não pactuou arrependimento, celebrada por instrumento público ou particular, e registrada no Cartório de Registro de Imóveis, adquire o promitente comprador direito real à aquisição do imóvel.

Art. 1.418. O promitente comprador, titular de direito real, pode exigir do promitente vendedor, ou de terceiros, a quem os direitos deste forem cedidos, a outorga da escritura definitiva de compra e venda, conforme o disposto no instrumento preliminar; e, se houver recusa, requerer ao juiz a adjudicação do imóvel.

Qual a diferença entre esse contrato, e a escritura definitiva?

O contrato de Promessa de compra e venda, é como um contrato preliminar, que tem a intenção de firmar o compromisso entre as partes de celebrar o negócio, já a escritura definitiva, é a transferência oficial do imóvel para o comprador. Ou seja, mesmo que o comprador já esteja pagando ou morando, ele só será legalmente dono, depois da escritura e do registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Requisitos essenciais da promessa de compra e venda:

A promessa de compra e venda tenha validade jurídica, ela precisa atender aos requisitos gerais de qualquer contrato:

a) Consentimento mútuo

As partes devem estar de acordo, de forma livre e consciente, quanto ao conteúdo e às cláusulas do contrato.

b) Objeto lícito, possível e determinado ou determinável

O bem prometido à venda (geralmente um imóvel) deve ser lícito, estar identificado ou identificável, e deve ser possível de ser entregue.

c) Forma prescrita ou não defesa em lei

A forma escrita é exigida para dar segurança ao contrato. Pode ser por instrumento particular ou escritura pública, a depender do caso.

Consequência jurídica da responsabilidade civil:

Inadimplência do comprador:

Multas e Juros:

Contratos de compra e venda geralmente incluem cláusulas que estabelecem multas e juros para atrasos nos pagamentos. O valor e a forma de cálculo desses encargos devem estar claramente definidos no contrato.

Rescisão do Contrato:

Se o comprador não regularizar o pagamento após ser notificado, o vendedor pode optar por rescindir o contrato, retomando a posse do imóvel e retendo parte do valor já pago, de acordo com o que foi estabelecido no contrato e na legislação.

Ações Judiciais:

Em casos de inadimplência persistente, o vendedor pode ingressar com uma ação judicial para cobrar os valores devidos ou para reaver o imóvel, dependendo do caso e da legislação vigente.

Direitos do comprador:

Em caso de rescisão por inadimplência, o comprador tem direito à devolução de parte dos valores pagos, descontadas as multas e outras despesas previstas em contrato e pela lei.

Taxa de Fruição:

Em caso de rescisão por inadimplência, o vendedor pode cobrar uma taxa de fruição (aluguel) pelo período em que o comprador ocupou o imóvel, especialmente se for um terreno não edificado.

Inadimplência do vendedor:

Rescisão do Contrato:

O comprador pode rescindir o contrato se o vendedor não cumprir com suas obrigações, como entregar o imóvel na data prevista ou apresentar vícios que comprometam a qualidade do bem.

Devolução de valores:

Em caso de rescisão por inadimplência do vendedor, este deverá devolver todos os valores recebidos do comprador, corrigidos monetariamente.

Ações Judiciais:

O comprador pode ingressar com ações judiciais para exigir o cumprimento do contrato ou para buscar a rescisão e a devolução dos valores pagos.

Multas e Penalidades:

Contratos podem prever multas e outras penalidades para o vendedor em caso de descumprimento, como atraso na entrega da obra ou não cumprimento de especificações.

ESTEJA SEMPRE ATUALIZADO
Siga nosso trabalho também nas Redes Sociais
Onde nos encontrar
Avenida Gabriel Henrique de Araújo
Quadra 9, Lote 45 - Res. Goiania
Viva, Goiânia - GO, 74484-420
Horário de atendimento
Segunda-feira a sexta-feira
no horário das 8h as 18h.
Sábado no horário das 8h as 11h.
DESCUBRA O QUE NOSSOS CLIENTES
TÊM A DIZER SOBRE NOSSOS SERVIÇOS

Nós somos reconhecidos pela prestação de serviços jurídicos excepcionais. Confira o que eles dizem sobre nós:

Dácio Anacleto

A equipe do escritório Almir Fernandes Advocacia foi eficaz, e com um serviço de qualidade, me auxiliou a restabelecer a Justiça, prestando todo o suporte necessário

Werner Vitorino

Sempre muito prestativo, o Dr. Almir e sua equipe prestaram um serviço de excelência, acompanhando meu processo e utilizando os melhores argumentos jurídicos, fazendo com que eu conseguisse resolver meu problema.

Gabriel Alves

Quando precisei de um suporte jurídico em um caso de urgência, consegui solução para o meu caso em poucos dias, com o trabalho do escritório Almir Fernandes Advocacia.

Entre em contato com um profissional especializado.
E tenha a certeza de estar conversando com um profissional altamente qualificado, que irá entender suas necessidades e oferecer a melhor solução jurídica para o seu caso.